UNIDOS PELA PRESERVAÇÃO

O futuro da natureza depende do que você faz agora. Ajude a cuidar de nossas árvores, dos nossos animais, das nossas flores, principalmente dos nossos rios, mares e lagos, eles são a preservação da vida na terra. Faça sua parte! Autor: Júlia Kranz Kniest

SEJAM BEM VINDOS!!!

quinta-feira, 31 de maio de 2012

TUDO QUE A NATUREZA NOS PROPORCIONA


VIVER FELIZ, É VIVER MELHOR





Busque nela as soluções para os seus problemas e a chave para uma vida saudável e feliz

      Desde os tempos mais remotos, a natureza é fonte de sobrevivência para o homem. Com o passar  dos anos, ele descobriu que podia melhorar seu modo de vida e, até mesmo, prevenir e curar certas doenças fazendo uso daquilo que estava logo ali ao seu alcance, como no quintal, por exemplo.

      Toda essa tradição permanece até hoje e os tratamentos feitos com plantas medicinais, a chamada fitoterapia, vêm sendo cada vez mais aperfeiçoados.
Atualmente, sabe-se que não só folhas e frutos trazem benefício à saúde, mas também: raízes, caules, sementes, enfim, quase tudo o que é natural pode ser aproveitado para alguma finalidade. E esse é um dos motivos pelos quais o Brasil é conhecido mundialmente por suas riqueza naturais, já que é possível está bem aqui, em nossas plantas, a cura ainda não descoberta para diversos tipos de doenças graves, como o câncer e, até mesmo a aids.
      Por isso, conhecer as principais propriedades das plantas é fundamental para quem deseja viver o mais natural possível, livre de químicas produzidas em laboratórios, que se tornam ingredientes comuns e obrigatórios nos alimentos, remédios e cosméticos que consumimos diariamente.
     É claro que é muito difícil e complicado deixar de ingerir ou utilizar totalmente os produtos industrializados, mas diminuí-los já faz uma diferença notável na qualidade de vida, que dá pra notar principalmente na resistência do organismo e na aparência física.

                                            NÃO DESCARTE O MÉDICO

       Existem tratamentos em que o acompanhamento médico é indispensável. Se temos algum problema sério de saúde, devemos consultar os nossos médicos antes de iniciar o uso da fitoterapia. Isso é extremamente importante para que continuemos a nos recuperar.

                                             VITAMINAS

     Sem elas, o corpo enfraquece e fica vulnerável a doenças

    As vitaminas protegem e fortalecem o corpo, além de combater doenças. vamos agora conhecer as principais, indispensáveis para a manutenção da nossa saúde.

     Vitamina A - garante a vitalidade da pele, do globo ocular e das mucosas. Auxilia o crescimento e aumenta a resistência do organismo. A ausência de vitamina A causa problemas visuais, enfraquecimento dos cabelos, dermatoses e cegueira noturna.
     Alimentos fontes: Abacate, Abacaxi, Abóbora, Aveia, Brócolis, Caju, Cenoura, chicória, Couve, Couve-flor, Espinafre, Goiaba, Laranja, Mamão, Manga, Melão, Ovos, Pepino, Pêssego, Tomate.
     Vitamina B1 - estimula o apetite, o desenvolvimento físico e atua no sistema nervoso, regulando a eliminação de toxinas. Quem possui deficiência de vitamina B1 tem dificuldades digestivas, dores musculares e debilidades nervosas. Em casos graves, pode ocasionar o beribéri   e insuficiência cardíaca.
         Alimentos fontes: Abacaxi, Ameixa, Amêndoa, Amendoim, Arroz integral, Aveia, Batata, Castanha-do-pará, Cenoura, Figo, Laranja, Lentilhas, Levedo de cerveja, Nozes, Rabanete e Tomate.
       Vitamina B2 - boa para a pele e para os olhos, a vitamina B2 age na alimentação da células do cérebro e do sistema nervoso. Previne e combate problemas nas mucosas, córneas, cabelos e unhas. Sua carência leva a lesões na língua e no nariz, além de lesões oculares, como o glaucoma.
      Alimentos fontes: Limão, Abacate, Acelga, Amendoim, Brócolis, Cebola, Cenoura,, Espinafre, Feijão-branco, Figo, Leite, Ovos, Pimentão-verde, Uva.
          Vitamina B5 - como todas as vitaminas do grupo B, a B5 é ótima para os tecidos da pele e células nervosas. Favorece o bom funcionamento do aparelho digestivo. Quem possui deficiência de vitamina B5 pode ter
diarreias e manchas na pele.
     Alimentos fontes: Pimentão, Amendoim, Castanha-do-pará, Levedo de cerveja, trigo integral.
     Vitamina B6 - além de agir sobre as células nervosas e sobre a pele, a B6 participa da produção de glóbulos vermelhos. Possui propriedades diuréticas, auxilia na limpeza do organismo e previne câimbras.
     Alimentos fontes: Melão, Carnes, Farelo de trigo, Leite, Levedo de cerveja, Melado de cana, Ovos.
     Vitamina B12 - essa vitamina favorece a absorção de proteínas e aminoácido pelo organismo. Previne e combate os vários tipos de anemias. Atua no desenvolvimento e função dos glóbulos vermelhos.
     Alimentos fontes: Batata,Amêndoa, Aveia, Germe de trigo, Hortaliças de cor verde, Leite, Ovos, Queijo.
      Vitamina C - previne infecções e problemas digestivo, musculares e ósseos. A ausência dela provoca vulnerabilidade a gripes, alergias e debilidade em geral. Se for crônica, sua deficiência causa escorbuto e depressão mental.
      Alimentos fontes: Kiwi, Abacaxi, Acelga, Acerola,, Alface, Alho, Batata,  Caju, Cebola, Cenoura, Espinafre, Goiaba, Laranja, Limão, Nozes, Pêra, Pimentão, Rabanete.                              
      Vitamina D - age na absorção de cálcio e fósforo. sua carência na infância acarreta o raquitismo e, na fase adulta, a osteoporose. É encontrada em poucos alimentos, por isso, é indispensável tomar sol, que elabora a substancia em nosso corpo.
     Alimentos fontes: Leite, e derivados, gemas, óleo de fígado de bacalhau, peixes gordos.
     Vitamina E - fortalece o sistema muscular e reprodutor. Quando ausente no organismo, causa aborto involuntários, dores nos músculos e, até mesmo, esterilidade.
     Alimentos fontes: Brócolis, Abacate, Alface, Banana, Couve, Espinafre, Frutas cítricas, Germe de trigo, Nozes, Óleo de amendoim, Soja, Verduras frescas.
     Vitamina H - deixa a pele saudável e bonita e é essencial para a coordenação motora. Sua falta acarreta eczemas, dores musculares, seborréias, caspa, sonolencia excessiva e debilidade geral.
      Alimentos fontes: Banana, Arroz integral, Aveia, Germe de trigo, Leite e Levedura de cerveja.
    Vitamina K - responsável pelo equilíbrio do sistema circulatório, a vitamina K fortifica os vasos sanguíneos e favorece a coagulação do sangue. Sua carência pode Ocasionar hemorragias.
      Alimentos fontes: Ovos, Algas marinhas, cebola, Cenoura, cereais, Couve, Espinafre, Iogurte Natural, óleo de figado de bacalhau, soja, verduras em geral.
    Vitamina P - fortalecedora do sistema de defesa do organismo, dá também resistência ao sistema circulatório e aos tecidos da pele. Sua falta abaixa a imunidade do corpo.
        Alimentos fontes: Laranja, Cidra, Lima, Limão, Tangerina.

Fonte de pesquisa: Revista  Plantas Milagrosas - Energia  Especial - Ano 6 nº 20 - Editora Auto Astral

Vamos rimar?

Ao ingerir um alimento
Veja o que está comendo
Não confie nos vendedores
Nem eles sabem o que tá dizendo.

A verdade é bem distante
Tá na mão do produtor
Só ele sabe o que planta
E o defensivo que usou.

Na hora de produzir
Todos querem colher mais
Nem os insetos sossegam
Nem as minhocas tem paz.

A ganância é tamanha
E agonia de lucrar
Colocam mais defensivos
Sabendo que pode matar.

Não somente aos insetos
Mas também ao cidadão
Só pensando na riqueza
Para lucrar um milhão.

A feira está repleta
De frutos contaminados
Ninguém importa com o mal
Ou com tamanho pecado.

Ninguém pensa no irmão
Consumidor inocente
Que precisa do alimento
Nem sabe o que tem por frente.

Falamos das vitaminas
Presentes nos alimentos
Pensando só no orgânico
Pra quem tem conhecimento.

---------------------
31/05/2012
Hermano Alves
Poço Verde - SE

Nenhum comentário: