UNIDOS PELA PRESERVAÇÃO

O futuro da natureza depende do que você faz agora. Ajude a cuidar de nossas árvores, dos nossos animais, das nossas flores, principalmente dos nossos rios, mares e lagos, eles são a preservação da vida na terra. Faça sua parte! Autor: Júlia Kranz Kniest

SEJAM BEM VINDOS!!!

sábado, 27 de fevereiro de 2016

 Fedegoso Crista-de-galo) Heliotropium indicum

 Fedegoso Crista-de-galo) Heliotropium indicum





Nome(s) Popular(es): Crista-de-galo, crista-de-peru, fedegoso, gervão-branco, borragem-brava, cravo-de-urubu, aguaraciunha-assu, aguaraquiunha, jamacanga e jacuacanga, erva-de-são-fiacre, aguaraá, tureroque, turirí, borracha-brava, grinalda-de-boneca.

Divisão: Magnoliophyta
 Classe: Magnoliopsida
Ordem: Boraginales
Família: Boraginaceae
Espécie: Heliotropium indicum L.

Hábitos, ecologia:
Espécie cosmopolita em regiões tropicais. Acredita-se que seja oriunda da América do Sul, no Brasil ocorre em praticamente todo território. Encontrada em ambientes abertos em geral, e bastante comum como ruderal, ocorre em margens de rios, várzeas, pastagens e em áreas sujeitas a inundações periódicas, em solos arenosos. Polinização é entomófila e a dispersão é provavelmente autocórica.
Usos:

Medicinal: Na medicina popular é utilizado para tratar úlceras e queimaduras dérmicas, abscesso, furúnculos, picadas de inseto, tosse, hemorróidas, feridas, aftas, estomatites, ulcerações da garganta e da faringe, doenças respiratórias.; Utilizado também como laxante, diurético. Possui atividades anti-inflamatórias, anti-câncer, antimicrobianas e cicatrizantes. 
"Malefícios": 
É considerada erva daninha em algumas localidades.
Referências:
Costa, R.L. 2010. Estudos de Pré-Formulação e Formulação de Heliotropium indicum (L.) DC (Boraginaceae). Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Pará.
Macedo, M. & Ferreira, A.R. 2004. Plantas medicinais usadas para tratamentos dermatológicos, em comunidades da Bacia
do Alto Paraguai, Mato Grosso. Revista Brasileira de Farmacognosia 14: 40-44.
Melo, J.I.M. & Semir, J. 2008. Taxonomia do gênero Heliotropium L. (Heliotropiaceae) no Brasil. Acta bot. bras. 22(3): 754-770.
Melo, J.I.M. de; Silva, L.C. da; Stapf, M.N.S.; Ranga, N.T. Boraginaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: . Acesso em: 09 Nov. 2013

Ustulin, M.; Figueredo, B.B.; Tremea, C. Pott, A.; Pott. V.J.; Bueno, N.R. & Castilho, R.O. 2008. Plantas medicinais comercializadas no Mercado Municipal de Campo Grande-MS. Revista Brasileira de Farmacognosia 19(3): 805-813.


Fonte: https://sites.google.com/site/biodiversidadecatarinense/plantae/magnoliophyta/boranginaceae/heliotropium-indicum

6 comentários:

Unknown disse...

Já ajudei tratar de câncer de estômago com o suco da folha de fedegoso-crista-de-galo e folha de graviola. E a menina foi curada.

anahelcias disse...

Como usar essa planta medicinal? Que quantidades podemos inserir?

Anônimo disse...

Como usar essa planta medicinal?

Anônimo disse...

Toma pra infecção urinária é um ótimo remédio caseiro!Quando inicia o ardume nas vias urinárias, já faço logo o chá com às folhas e raízes juntos!

Elinete mesquita disse...

Eu encontrei essa planta e mim falaram que era medicinal
Então guardei congelei
Vou fazer um chá ou um suco to com gastrite , sinto muito do nas costas só do lado direto agradeço a Deus por essas plantinhas.

Marina disse...

Bom dia, Elinete. Eu também tenho gastrite e passei mais de 1 ano indo para a urgência da minha cidade achando que as dores que eu estava sentindo no abdômen, mais precisamente nas costas do lado direito eram por conta da gastrite, no entanto eu fui diagnosticada com pedra na vesícula, que é diferente de pedra nos rins. Consulte um médico e peça uma ultrasson abdominal para certificar que essas dores que você anda sentindo é apenas por conta da gastrite.
Espero ajudar.
Abraço