UNIDOS PELA PRESERVAÇÃO

O futuro da natureza depende do que você faz agora. Ajude a cuidar de nossas árvores, dos nossos animais, das nossas flores, principalmente dos nossos rios, mares e lagos, eles são a preservação da vida na terra. Faça sua parte! Autor: Júlia Kranz Kniest

SEJAM BEM VINDOS!!!

sábado, 3 de junho de 2017

IMBURANA DA CAATINGA

Árvores da Caatinga - A IMBURANA

Resultado de imagem para IMBURANAResultado de imagem para imburana fruto
                                                    Fotos da Internet
A IMBURANA

Nome Botânico: Commiphora leptophloeos

Família: Burseraceae

Sinônimos populares: umburana, emburana
A Imburana é árvore típica do Nordeste brasileiro, podendo chegar a uma altura média de 5 metros, muito esgalhada, com ramos tortuosos, com o tronco revestido de lâminas delgadas, lisas e lustrosas. As folhas são alternadas, verde-claro rosadas, ásperas e pequenas. A madeira da imburana é mole e leve, porém homogênea e rija, muito usada no artesanato, na marcenaria e na construção civil. A flor é pequena e vai do marrom ao laranja claro, reunidas em pequenos grupos. O período de floração fica entre setembro a dezembro. Seus frutos chegam ao máximo a 1,5 centímetros e são comestíveis quando bem maduros. A semente é ótima para problemas de digestão. No período da seca perde todas as folhas. A propagação é feita por sementes ou estacas. A mais comum é a utilização de estacas que plantadas antes do início das chuvas pegam com muita facilidade e por isso são usadas como cercas vivas nas propriedades rurais, evitando assim ter de sempre substituir as estacas velhas por novas. A casca da imburana, como medicamento, é muito utilizada pelos nordestinos, colocada em infusão ou como xarope, principalmente como cicatrizante e tratamento de feridas, gastrite, úlceras. Também é usada contra tosses, bronquites e inflamações do trato urinário. Por fornecer pólen e néctar para as abelhas o seu tronco é muito utilizado por esses insetos nativos para formação de colmeias. O tronco, por incisão fornece um bálsamo sucedâneo da terebentina, muito usado no fabrico de vernizes e lacres. A imburana é nativa do Nordeste e faz parte da cultura nordestina.

OBSERVAÇÕES SOBRE AS UMBURANAS

Há que se diferenciar a umburana-de-cheiro da umburana-de-boi. 

A umburana-de-cheiro é a que possui semente que funciona como excelente digestivo. Segundo os especialistas fitoterápicos é uma árvore aromática da qual se pode obter efeito anticoagulante, antiinflamatório, broncodilatador, cardiotônico, diaforético, estimulante, estomáquico, febrífugo, narcótico, peitoral. Toda esta gama de propriedades não afianço, mas, é um dos remédios mais eficazes que conheço para indisposições estomacais.
A semente aparece envolvida numa membrana translúcida e com uma cauda em forma de asa.
Fonte: http://xiquexiquense.blogspot.com.br


Nenhum comentário: