UNIDOS PELA PRESERVAÇÃO

O futuro da natureza depende do que você faz agora. Ajude a cuidar de nossas árvores, dos nossos animais, das nossas flores, principalmente dos nossos rios, mares e lagos, eles são a preservação da vida na terra. Faça sua parte! Autor: Júlia Kranz Kniest

SEJAM BEM VINDOS!!!

quinta-feira, 12 de abril de 2018



                                        BARAÚNA (Schinopsis brasiliensis)
A baraúna ou Schinopsis brasiliensis é uma árvore da família da Anacardiaceae, nativa do Brasil. Encontrada nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e no estado de Minas Gerais, a espécie possui folhas compostas e pequenos frutos castanho-claros. Também é conhecida pelos nomes de braúna (no Nordeste); chamacoco e chamucoco em Mato Grosso do Sul; e pau-preto em Minas Gerais. O nome braúna possivelmente vem do nome tupi ibirá-uma ou muira-uma (madeira preta).
Essa espécie não ocorre formando associações puras. Tem caráter solitário e são encontrandas poucas árvores por unidade de área. No Sertão e no Agreste, aparece com as espécies características dessa formação ecológica. É uma árvore longeva, ou seja, vive por muitos anos.
Entre suas propriedades medicinais é anti-histéricas e nevrostênicas. A casca triturada e cozida é usada para aliviar dores de dentes e o chá da casca é usado para aliviar dores de ouvido.
Tem potencial paisagístico, é bastante ornamental e pode ser utilizada, com sucesso, em arborização urbana e rural. Também pode ser plantada com finalidade ambiental. Utiliza-se para enriquecer capoeiras ou caatinga empobrecida e na recuperação de áreas degradadas.
Fonte: Embrapa


Nenhum comentário: